Blog

Cinco dicas na hora de adquirir um carro seminovo

O mercado de carros está aquecido. Além da retomada da economia e aumento da confiança do consumidor, fim e começo de ano é um momento em que muitas pessoas buscam adquirir ou trocar de veículo.

De acordo com a Federação de Revendedores (Fenauto), houve aumento nas negociações de veículos seminovos, sendo de 11,8% em dezembro 2018 em relação ao mês anterior. Sendo assim, a expectativa para dezembro desse ano é alta.

Para garantir uma boa compra no mercado de veículos seminovos, é necessário estar atento às peculiaridades de cada carro. Para auxiliar os futuros proprietários a fazer um bom negócio, Claudio Cardoso, gerente dos Centros Automotivos Porto Seguro, dá cinco dicas no momento de compra do veículo.

Ficar atento à conservação

Observe bem a parte interna e externa do veículo para identificar se está bem conservado. Isso porque o estado do carro pode ser um indicativo sobre suas condições gerais, incluindo a parte mecânica.

Inspecionar a área do capô

O primeiro passo é verificar se o capô está danificado e apresenta sinais de oxidação. Em seguida, as mangueiras não podem estar rachadas e o motor deve receber uma atenção especial, pois não pode ter vazamentos ou apresentar sinais de corrosão. A correia de distribuição ou dentada é um item indispensável para o pleno funcionamento do motor e precisa estar com a manutenção em dia, já que se estiver danificada pode acarretar em um alto custo para o novo proprietário. Por fim, ao checar o óleo do motor e demais fluidos, ver se estão devidamente no nível e como estão seus aspectos visuais.

Identificar uma grave colisão ou enchente

É importante analisar e verificar se o veículo passou por uma enchente ou grave colisão que pode ter alterado a estrutura do veículo. A identificação desses detalhes e saber um pouco do “histórico” do carro, pode evitar futuros problemas.

Buscar a procedência do veículo

É essencial pesquisar se o automóvel não foi furtado ou roubado, se há pendências judiciais ou se o documento não foi adulterado. No site do Detran é possível verificar se a placa é verdadeira e se existem multas que precisam ser pagas, por exemplo. Em veículos de concessionárias esse procedimento já foi realizado, mas ao fazer a transição de pessoa física toda atenção é necessária.

Ter atenção aos modelos que estão à venda

Alguns modelos passam por dificuldades na hora da revenda. É o caso dos carros com cores extravagantes, pois o brasileiro tem preferência por tons mais tradicionais.

FONTE: Assessoria de imprensa Porto Seguro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • (12) 3624-5531
  • contato@rccorretora.com
  • R. Mal. Artur da Costa e Silva, 743 Centro, Taubaté - SP, 12010-490